quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Atividade 3.6

Tema: O laboratório de Infomática na minha escola: um sonho realizado
Componente Curricular: Interdisciplinar
Público-alvo: Ensino Fundamental (5º ao 9º Ano de Escolaridade) e EJA
Objetivo:
• Identificar as mídias disponíveis na escola;
• Reconhecer as diversas formas de utilização desses recursos tecnológicos disponíveis na escola; Pesquisar as experiências de outras escolas com os recursos tecnológicos;
• Relatar as experiências pesquisadas,
• Criar um blog para cada professor ;
• Ensinar os alunos a criarem um blog
• Relatar as próprias experiências com as mídias disponíveis na escola;
• Divulgar as próprias experiências no blog
Recursos: Computador(es) com Internet; Pen-drive; Máquina Digital.
Estragégia(s):
• Listagem das mídias existentes na escola;
• Identificação do número de professores que utilizam os recursos tecnológicos na escola;
• Entrevista com os profissonais que ainda não utilizam esses recursos;
• Montagem de mural com fotos de atividades da escola com os recursos tecnológicos disponíveis (secretaria, sala de aula, biblioteca, laboratório de informática, etc.)

Desenvolvimento: Os alunos se dividirão em grupos para realizar a pesquisa interna sobre a utilização ou não dos recursos tecnológicos na escola. Verificarão quais os profissionais que utilizam esses recursos e porque alguns ainda não utilizam (se houver casos). Divulgarão em mural as atividades que a escola desenvolve utilizando os recursos tecnológicos.
Com a supervisão do(s) professor(es) envolvido(s) em montar e atualizar o blog da escola, os alunos divulgarão as experiências de outras escolas e as próprias experiências no assunto.
Conclusão: Ao divulgar em blog as experiências pesquisadas e as próprias experiências, os alunos estarão conectados com o vasto universo da Internet e os recursos tecnológicos e suas diversas formas positivas de utilização para aprimorar conhecimentos.
3.7 - Execução da atividade planejada
A execução da atividade, passa agora a contar com a pesquisa e estudo de todos os envolvidos: alunos , professores, orientadores, direção, funcionários e pais. Estragégia:
• Listagem das mídias existentes na escola;
• Identificação do número de professores que utilizam os recursos tecnológicos na escola;
• Entrevista com os profissionais que ainda não utilizam esses recursos;
• Montagem de mural com fotos de atividades da escola com os recursos tecnológicos disponíveis (secretaria, sala de aula, biblioteca, laboratório de informática, etc.)
Desenvolvimento: Os alunos se dividirão em grupos para realizar a pesquisa interna sobre a utilização ou não dos recursos tecnológicos na escola. Verificarão quais os profissionais que utilizam esses recursos e porque alguns ainda não utilizam (se houver casos). Divulgarão em mural as atividades que a escola desenvolve utilizando os recursos tecnológicos.Com a supervisão do(s) professor(es) envolvido(s) em montar e atualizar o blog da escola, os alunos divulgarão as experiências de outras escolas e as próprias experiências no assunto.
Período: 03 meses.
Avaliação: Coleta das informações necessárias, montagem de mural, divulgação em blog, elaboração de relatório final com as conclusões dos alunos.
•Observação: Esta atividade requer várias etapas, tarefas complementares que levarão os alunos desenvolverem bem o senso de equipe e trabalho de grupo. A atuação do professor como mediador dos trabalhos é importante e indispensável. Ao longo de sua execução, é aconselhável que se faça reflexões sobre o que está sendo elaborado, analisar criteriosamente o material coletado e orientar a organização da estrutura de apresentação que será. É um trabalho que exige tempo e disposição, mas o resultado pode ser valioso.
•"O computador, como o livro ou qualquer outro material didático que usamos, é apenas e tão somente: um meio". (http://www.centrorefeducacional.com.br/usandoo.html)
•" Informação não é conhecimento. Você pode produzir dados primários em massa e incríveis quantidades de fatos e números. Mas não pode fazer produção em massa de conhecimento, que é criado por mentes individuais, separando o significativo do irrelevante, realizando julgamentos de valor. Theodore Roszak, autor do livro `O Culto da Informação´". (http://www.centrorefeducacional.com.br/usandoo.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário