quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ATIVIDADE 2.5

Ativiade 2.5
Quadrados triângulos e retângulos
Sequência Didática Ensino Fundamental II
Disciplina: Matemática e Ed. Artistica
Conteúdo
Espaço e Forma
OBJETIVO
Identificar relações entre figuras geométricas.

ANO:
9º ( Intodução a Geometria)
Professores envolvidos:
• Lúcia Elena de Souza Fonseca
• Elissandra Ferreira da Silva
• Neuzanira Bezerra Dantas da Silva
Recursos Tecnológicos Necessários: Computadores, Editor de texto, Internet e folhas coloridas retangulares.

TEMPO ESTIMADO
Seis aulas.

MATERIAL NECESSÁRIO
Folhas de papel branco cortadas em quadrados de diferentes tamanhos, folhas de papel colorido nos tamanhos 5 cm x 20 cm, 10 cm x 20 cm e 20 cm x 20 cm e folhas de papel quadriculado de diferentes tamanhos e formas.

DESENVOLVIMENTO
1ª ETAPA Em duplas, os alunos vão trabalhar com folhas de papel para obter figuras geométricas. Antes de cada atividade, porém, eles terão de discutir como fazer para atingir o objetivo. Entregue a cada equipe duas folhas quadradas. Com uma, solicite que os alunos façam dois triângulos e, com a outra, dois retângulos, dobrando o papel apenas uma vez (esquema 1). Depois que todos terminarem, pergunte se é possível obter essas figuras com qualquer quadrado. Peça que a garotada verifique as hipóteses com desenhos ou recortes. No passo seguinte, oriente os alunos a anotar as conclusões, utilizando representações e formulando afirmações do tipo "dobrando qualquer quadrado é possível formar dois retângulos ou dois triângulos" ou "se cortarmos um quadrado ao meio, teremos dois triângulos ou dois retângulos".
Ilustrações: Carlo Giovani .

2ª ETAPA Entregue outra folha quadrada com a instrução de que a dobrem uma única vez para obter dois quadrados. Quando a maioria dos alunos se der conta de que isso não é possível, estimule-os a encontrar explicações e a anotá-las no caderno.

3ª ETAPA Distribua quatro folhas quadradas por dupla. Com a primeira, oriente a formação de quatro triângulos com apenas duas dobras. Há duas possibilidades. A maioria resolve a questão recorrendo à primeira (2A). Se ninguém usar a segunda (2B), mostre que ela também é possível. Oriente-os a formar quatro quadrados com a segunda folha (3A) e quatro retângulos com a terceira. Provavelmente aparecerão quatro figuras iguais (3B). Já com a quarta folha a meta é produzir retângulos de tamanhos diferentes (3C). Se ninguém conseguir, mostre a opção. A turma deverá concluir formulando frases como "com qualquer quadrado formamos quatro quadrados, quatro triângulos e quatro retângulos" e "dobrando duas vezes um quadrado, obtêm-se quatro figuras iguais".

4ª ETAPA O desafio agora é fazer oito triângulos dobrando três vezes as folhas quadradas. Várias soluções são possíveis. A mais simples certamente será a mais comum (4A). Indique você as outras possibilidades (4B). Discuta com os alunos as conclusões.

5ª ETAPA Organize a classe em grupos de quatro e entregue o jogo de folhas coloridas retangulares (5 cm x 20 cm, 10 cm x 20 cm e 20 cm x 20 cm). Os alunos terão de decidir com qual delas e com quantas dobras é possível formar dois, três e quatro quadrados. Um dos objetivos é que a garotada observe que, com uma dobra, é possível transformar apenas alguns dos retângulos em dois quadrados. Já para fazer quadrados com duas dobras, há as opções das folhas de 20 cm x 20 cm e a de 5 cm x 20 cm. Com nenhum dos papéis, porém, aparecerão três quadrados. Peça que os estudantes discutam e expliquem as observações. Pergunte que medidas precisa ter uma folha retangular para obter três quadrados fazendo duas dobras. Uma das respostas possíveis é 15 cm x 5 cm. Para finalizar, reveja as conclusões sobre as novas relações estabelecidas entre quadrados e retângulos e peça que elas sejam anotadas no caderno.

AVALIAÇÃO
Distribua folhas de papel quadriculado de diversas formas. Nelas os alunos devem desenhar quadrados ou retângulos e depois recortá-los e dobrá-los usando os conceitos aprendidos. Peça que transformem:
Um retângulo em quatro quadrados.
Um quadrado em quatro quadrados.
Um retângulo e um quadrado em oito retângulos, usando três dobras.
Um quadrado em oito quadrados, com três dobras etc.
Fonte: Seqüência adaptada da situação proposta por Claudia Broitman e Horacio Itzcovich no livro Matemática El estúdio de las figuras y de los cuerpos geométricos (Ed. Novedades Educativas).

Atividade 3.6

Tema: O laboratório de Infomática na minha escola: um sonho realizado
Componente Curricular: Interdisciplinar
Público-alvo: Ensino Fundamental (5º ao 9º Ano de Escolaridade) e EJA
Objetivo:
• Identificar as mídias disponíveis na escola;
• Reconhecer as diversas formas de utilização desses recursos tecnológicos disponíveis na escola; Pesquisar as experiências de outras escolas com os recursos tecnológicos;
• Relatar as experiências pesquisadas,
• Criar um blog para cada professor ;
• Ensinar os alunos a criarem um blog
• Relatar as próprias experiências com as mídias disponíveis na escola;
• Divulgar as próprias experiências no blog
Recursos: Computador(es) com Internet; Pen-drive; Máquina Digital.
Estragégia(s):
• Listagem das mídias existentes na escola;
• Identificação do número de professores que utilizam os recursos tecnológicos na escola;
• Entrevista com os profissonais que ainda não utilizam esses recursos;
• Montagem de mural com fotos de atividades da escola com os recursos tecnológicos disponíveis (secretaria, sala de aula, biblioteca, laboratório de informática, etc.)

Desenvolvimento: Os alunos se dividirão em grupos para realizar a pesquisa interna sobre a utilização ou não dos recursos tecnológicos na escola. Verificarão quais os profissionais que utilizam esses recursos e porque alguns ainda não utilizam (se houver casos). Divulgarão em mural as atividades que a escola desenvolve utilizando os recursos tecnológicos.
Com a supervisão do(s) professor(es) envolvido(s) em montar e atualizar o blog da escola, os alunos divulgarão as experiências de outras escolas e as próprias experiências no assunto.
Conclusão: Ao divulgar em blog as experiências pesquisadas e as próprias experiências, os alunos estarão conectados com o vasto universo da Internet e os recursos tecnológicos e suas diversas formas positivas de utilização para aprimorar conhecimentos.
3.7 - Execução da atividade planejada
A execução da atividade, passa agora a contar com a pesquisa e estudo de todos os envolvidos: alunos , professores, orientadores, direção, funcionários e pais. Estragégia:
• Listagem das mídias existentes na escola;
• Identificação do número de professores que utilizam os recursos tecnológicos na escola;
• Entrevista com os profissionais que ainda não utilizam esses recursos;
• Montagem de mural com fotos de atividades da escola com os recursos tecnológicos disponíveis (secretaria, sala de aula, biblioteca, laboratório de informática, etc.)
Desenvolvimento: Os alunos se dividirão em grupos para realizar a pesquisa interna sobre a utilização ou não dos recursos tecnológicos na escola. Verificarão quais os profissionais que utilizam esses recursos e porque alguns ainda não utilizam (se houver casos). Divulgarão em mural as atividades que a escola desenvolve utilizando os recursos tecnológicos.Com a supervisão do(s) professor(es) envolvido(s) em montar e atualizar o blog da escola, os alunos divulgarão as experiências de outras escolas e as próprias experiências no assunto.
Período: 03 meses.
Avaliação: Coleta das informações necessárias, montagem de mural, divulgação em blog, elaboração de relatório final com as conclusões dos alunos.
•Observação: Esta atividade requer várias etapas, tarefas complementares que levarão os alunos desenvolverem bem o senso de equipe e trabalho de grupo. A atuação do professor como mediador dos trabalhos é importante e indispensável. Ao longo de sua execução, é aconselhável que se faça reflexões sobre o que está sendo elaborado, analisar criteriosamente o material coletado e orientar a organização da estrutura de apresentação que será. É um trabalho que exige tempo e disposição, mas o resultado pode ser valioso.
•"O computador, como o livro ou qualquer outro material didático que usamos, é apenas e tão somente: um meio". (http://www.centrorefeducacional.com.br/usandoo.html)
•" Informação não é conhecimento. Você pode produzir dados primários em massa e incríveis quantidades de fatos e números. Mas não pode fazer produção em massa de conhecimento, que é criado por mentes individuais, separando o significativo do irrelevante, realizando julgamentos de valor. Theodore Roszak, autor do livro `O Culto da Informação´". (http://www.centrorefeducacional.com.br/usandoo.html)

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